Quando um pneu é considerado “careca”?
Postado dia 14 de dezembro de 2022
Saiba o momento de substituir os pneus do seu veículo
Pneus carecas comprometem a segurança e podem causar transtornos durante sua viagem. Um pneu desgastado tem menor aderência em pista molhada, aumentando a probabilidade de derrapagens e aquaplanagens. Além disso, por terem uma camada mais fina de borracha na banda de rodagem, tornam-se mais suscetíveis a perfurações. E ainda podem gerar multas durante uma fiscalização. Felizmente é bem fácil verificar se os pneus estão no momento de serem substituídos.
A profundidade do desenho pode ser medida utilizando-se um profundímetro ou simplesmente verificando os indicadores de desgaste que todo pneu tem. Se você observar o desenho da banda de rodagem, vai notar que em vários pontos, no fundo dos sulcos, há um ressalto de borracha chamado TWI (Tread Wear Indicator). O TWI tem uma altura de 1,6mm e quando o desenho da banda de rodagem atingir esse mesmo nível, o pneu é considerado “careca” e, portanto, não mais adequado para o uso. Nesse ponto, o pneu torna-se inservível e deve ser encaminhado aos pontos de coleta para reciclagem.
Para facilitar a localização do TWI, os pneus possuem grafada nos ombros a sigla TWI ou uma seta indicando que naquela direção, no fundo do sulco, está o ressalto de borracha de 1,6mm que representa o nível máximo de desgaste permitido pela legislação.
É importante ressaltar que, embora um pneu com 1,6mm de borracha esteja dentro dos limites legais, já não tem a mesma aderência em pista molhada pois já não é capaz de escoar grandes quantidades de água. Portanto, para manter a segurança, o ideal é substituir os pneus com, no mínimo, 3mm de desenho remanescente.
Verifique periodicamente todos os pneus do seu veículo, inclusive o estepe. Caso tenha dúvidas se está na hora de substituir seus pneus, consulte um especialista!