Voltar para blog

Quanto tempo um pneu pode rodar vazio em caso de avaria?

Postado dia 14 de dezembro de 2022

Poucas coisas são mais desagradáveis que ter um pneu vazio no meio de uma viagem. Embora nem sempre seja possível evitar uma situação como essa, manter uma boa manutenção dos pneus, rodas e válvulas reduz a probabilidade da perda de ar.   

Um pneu pode esvaziar por diversos motivos e os principais são o contato com objetos perfurantes ou cortantes, uma avaria na roda ou na válvula. Driblar um prego pode não ser uma tarefa fácil, mas manter os pneus dentro dos limites de desgaste, com um bom nível de profundidade de borracha e corretamente calibrados pode diminuir a chance de uma perfuração. Verificar periodicamente as condições das rodas e das válvulas, mantendo-as em boas condições, também protege os pneus contra a perda de ar.

Caso não seja possível escapar de um pneu vazio, procure rodar o mínimo possível para evitar danos mais graves ao pneu e à roda. Evite pisar no freio e conduza o veículo lentamente a um lugar seguro. Utilize a sinalização de segurança como pisca-alerta, triângulo e o que puder para alertar outros motoristas. Em seguida, com a ajuda do manual do veículo ou de serviços de assistência, substitua o pneu vazio pelo estepe e dirija-se a um centro automotivo especializado para reparação ou substituição do pneu avariado.

Uma perfuração no pneu nem sempre significa o fim da vida dele a menos que a perfuração tenha ocorrido em uma parte não reparável do pneu ou se rodar vazio o que pode aumentar o risco de expansão do furo e causar danos irreparáveis na estrutura dos pneus..

Rodar vazio também pode danificar a roda, uma vez que gerar um esforço anormal sobre as bordas do aro, pode causar seu empenamento e danos permanentes. Outras partes do veículo também sofrem com a rodagem dos pneus sem ar, incluindo suspensão, componentes do sistema de freios, para-lamas, etc.

Reduza as chances de rodar com os pneus vazios. Inspecione-os regularmente em busca de rachaduras ou bolhas nos flancos e objetos perfurantes na banda de rodagem. Calibre os pneus regularmente conforme recomendações do fabricante do veículo, troque as válvulas sempre que substituir os pneus e evite a sobrecarga.

No caso de uma avaria, para garantir a segurança dos integrantes do seu veículo e dos outros na estrada, bem como a integridade do seu veículo, assim que perceber que o seu pneu perdeu pressão pare o mais rápido possível e faça a substituição do pneu. E não se esqueça: mantenha o estepe sempre em boas condições de uso. Nunca se sabe quando você pode precisar dele.