Banners 1920x720x72px APOLLO
Voltar para blog

Vai viajar? Veja o que você deve verificar no seu carro

Postado dia 23 de dezembro de 2022

retrovisor do carro refletindo pés cruzados

Viajar de carro é muito divertido! Quando você se organiza com antecedência tudo o que você vai ter que se preocupar será onde parar para conseguir a melhor self na paisagem.


Antes da viagem, verifique os itens abaixo e viaje tranquilo!

Fluidos

Óleo de motor: responsável por lubrificar, limpar e resfriar as peças do motor para mantê-lo funcionando bem. Siga as recomendações no manual do seu veículo e mantenha o óleo e o filtro em boas condições

Óleo do câmbio: seja câmbio manual ou automático, verifique o nível do óleo para garantir o seu bom desempenho.

Fluido de freio: é ele que transmite às rodas a força aplicada ao pedal em uma situação de frenagem, portanto é essencial que esteja em boas condições e no nível correto

Líquido de Arrefecimento: responsável pelo controle da temperatura evitando o superaquecimento do motor.

Fluido da direção hidráulica: é ele que garante o funcionamento do sistema, mantendo o volante leve e eficiente.

Fluido limpador de parabrisa: aumenta a visibilidade e evita arranhões nos vidros. Aproveite também para verificar o estado das palhetas.

Filtros de ar

Ambos, o filtro de ar do motor e o filtro de ar da cabine devem ser mantidos em boas condições para impedirem que as impurezas da atmosfera cheguem ao motor ou ao sistema de ar condicionado.

Lâmpadas

Para uma viagem segura durante o dia ou à noite, verifique os faróis, luzes de ré, pisca alertas e luzes internas do veículo.

Equipamentos de emergência

Não se esqueça de levar seu celular, um cabo carregador, adaptador, triangulo de segurança, ferramentas de segurança, como macaco, chaves de fenda, chave cruz e lanterna.

Documentos do veículo e CNH

Certifique-se de que os documentos do veículo e sua habilitação estão em dia e que estejam em fácil acesso durante toda viagem.

Pneus

Inspecione todos os pneus do seu veículo inclusive o estepe. Esteja atento aos seguintes pontos:

Condições da banda de rodagem: verifique o desgaste dos pneus. Pneus gastos reduzem a aderência em pista molhada, aumentam a probabilidade de aquaplanagem por escoarem menos água e por terem uma camada menor de borracha, são mais suscetíveis a perfuração.

Condições dos flancos: faça um exame nas laterais dos seus pneus e veja se há a presença de rachaduras, cortes ou bolhas. Ao notar alguma anomalia consulte um especialista para verificar se alguma ação é necessária.

Válvulas de ar: veja se as válvulas estão com as tampas para evitar a entrada de umidade e impurezas e se apresentam rachaduras ou algum dano que possa ocasionar perda de ar.

Pressão dos pneus: pressão incorreta interfere na estabilidade do veículo, na distância de frenagem, aumenta o consumo de combustível e provoca desgaste irregular nos pneus. Calibre seus pneus conforme a recomendação do fabricante do veículo e não se esqueça do estepe!

Agora é só pegar a mala e curtir cada quilômetro!